Vais casar mas não gostas de ser o centro das atenções? 6 estratégias para casais mais tímidos

Parabéns!
Vocês vão embarcar numa das vossas maiores aventuras a dois: o vosso casamento!

Isso deixa-vos ansiosos, de certeza, mas não se preocupem, garanto-vos que vocês não estão sozinhos. Todos os casais sentem-se ansiosos quando têm que planear esta grande aventura.
Uns mais que outros, mas todos sentem-se assim.

Claro está, se vocês forem um casal tímido que não gosta de ser o centro das atenções, devem estar a pensar como é que vão planear o vosso casamento e lidar com todos os olhares?

Imaginem-se a caminhar pelo corredor, as vossas mãos a tremer, aqueles sorrisos nervosos. Um corredor que parece maior do que a Nacional 2, alguém a dizer-vos para caminharem devagar e com calma para aproveitarem bem o momento. Quando virem o vídeo de casamento, Usain Bolt ficaria em segundo lugar!

Se vocês são um casal que este tipo de cenário e o facto de vocês serem o centro das atenções faz com que os vossos corações batam mais rápido (quase como um ataquezinho de ansiedade), saibam que não estão sozinhos! E nem vou falar da primeira dança!

Muitos casais têm as mesmas preocupações que vocês, mas é possível superar todos esses desafios e celebrar o amor de uma forma que seja confortável para vocês.

Mas aviso-vos já: num casamento, os noivos (quer queiram, quer não queiram) serão sempre o centro das atenções. Afinal vocês são a razão pela qual todos os vossos convidados estão presentes! No entanto há várias formas de adaptar o vosso casamento e tirar-vos um bocadinho spotlight.




1: A Cerimónia


A cerimónia é o momento em que vocês estarão mais nervosos. É o pico do vosso spotlight!
É importante escolherem um local que vos seja familiar (caso casem pela igreja) ou um local que vos seja acolhedor e do vosso agrado (caso seja cerimónia civil). Por vezes, ambientes mais pequenos e informais podem ajudar a criar uma atmosfera acolhedora, permitindo que vocês se sintam mais à vontade com todos os olhares.
Outra sugestão que vos faço, é que façam a cerimónia apenas com os vossos familiares mais próximos (com o mínimo de convidados possível) e peçam aos restantes convidados para irem ter convosco depois da cerimónia. Esta hipótese aconselho a fazer caso seja um desafio muito grande para vocês terem todos os vossos convidados presentes (e que realmente possam ter um ataque de ansiedade devido a isso).
Embora não seja comum esta prática em Portugal, mas se vos deixar mais confortável, falem com o espaço ou com a igreja sobre a possibilidade de ensaiarem este momento e não ficarem tão nervosos no vosso dia.
Quero dizer-vos que este momento de caminharem pelo corredor é único e um dos mais bonitos no vosso dia, portanto, tentem não prescindir completamente dele. E tentem mesmo caminhar devagar, não andem a passo rápido. Demorem o vosso tempo. Foquem-se na vossa cara metade e abstraiam-se do resto. Finjam que mais ninguém está lá, só vocês (e o padre/celebrante).

casal tímido que não gosta de ser o centro das atenções




2: Entrada na Quinta


Este é outro dos momentos em que toda a atenção estará direcionada para vocês!
Dependendo da dinâmica da quinta ou do que vocês combinaram com a vossa organizadora, os vossos convidados, à medida que vão chegando, vão sendo preparados para vos receber.
Uma alternativa seria, em vez dos vossos convidados estarem à vossa frente a aguardar pelo vosso brinde, estarem como vosso plano de fundo. As fotos ficariam lindas e vocês, mesmo com os convidados presente, não sentiriam tanto que estão a ser o centro das atenções!
Uma outra hipótese seria entrarem na quinta acompanhados pelas vossas damas de honra e os vossos homens de honra! Pontos extra se vos levarem ao colo!




3: Casamento intimista


Se a ideia de terem muitos convidados é algo que vos preocupa e aumenta os vossos níveis de stress, considerem ter uma cerimónia mais privada.
Os casamentos intimistas estão a ser cada vez mais comuns. Muitos casais não se sentem na obrigação de convidar pessoas apenas por serem familiares ou amigos da família que nunca conheceram. Este costume mudou, também porque é cada vez mais usual serem os próprios noivos a pagarem pelo casamento e não os pais.
Convidem apenas os vossos familiares e amigos mais próximos. Não convidem para ficar bem na fotografia.




4: Encontrem um equilibrio entre a tradição e a vossa personalidade


Muitas vezes, os casais sentem-se pressionados a seguir uma série de tradições que estão associadas ao casamento, mesmo que não se identifiquem com elas. Lembrem-se que o dia é vosso e vocês têm total liberdade de adaptar as tradições de acordo com a vossa personalidade, ou até mesmo optar por nem fazê-las de todo.

Ramo das Solteiras: não querem atirar, não atirem. No entanto, se desejam cumprir esta tradição, considerem algo diferente. Uma caixa com cadeado e várias chaves. Em vez de fazerem na altura dos aperitivos, considerem fazer na abertura do segundo baile (se houver) ou noutra altura do vosso dia.
Fotos com os Convidados: peçam ao vosso fotografo para ele ir tirando fotos informais com todos os vossos convidados, fugindo daquela foto tradicional de casamento. Normalmente esta dinâmica pode ser sinónimo da necessidade de mais que um fotografo para o vosso casamento.
Entrada para o Salão: Façam a entrada de forma diferente e envolvam uma atividade com todos as vossas mesas. Criem um desafio em que têm que tirar uma foto com todos as mesas antes que a música acabe!
Primeira Dança: vergonha? Medo de te enganares nos passos? Juntem todos os vossos convidados e dancem todos juntos.
Corte do Bolo: Juntem os vossos amigos mais próximos e cortem o bolo todo juntos.




5: Momentos a dois


Não se esqueçam de reservar uns minutos só para vocês os dois, para escaparem um pouco do centro das atenções. Façam isto sempre que sintam que está a ser demais para vocês. Fujam do vosso próprio casamento por uns minutos (mas avisem alguém, principalmente a organizadora!)




6: Partilhem as vossas preocupações


Partilhem as vossas preocupações um com o outro Isto vai permitir que estejam em sintonia e criem alternativas para mais vos preocupa.
Partilhem também com quem vos está a ajudar a planear o vosso dia! Combinem com eles quais os melhores momentos para vocês “fugirem” e peçam sugestões de atividades que envolvam todos os vossos convidados. Melhor que ninguém a vossa organizadora, o vosso fotógrafo e todos os vossos intervenientes, saberão dar-vos ainda mais dicas de como podem tornar o vosso dia perfeito para vocês e atender às vossas necessidades específicas.




Lembrem-se de que o casamento é sobre vocês como casal e o vosso amor. Não se preocupem em ser o centro das atenções, concentrem-se em desfrutar do vosso dia, rodeados pelas pessoas que vos querem bem e felizes.

Não deixem que a timidez vos impeça de celebrar esse momento especial. Usem essa caraterística para criar um casamento verdadeiramente íntimo e pessoal.

Inspirem-se nas nossas dicas, sejam autênticos e lembrem-se de que o vosso amor é o verdadeiro protagonista do dia do casamento.

Aproveitem cada momento e construam memórias que perdurem ao longo da vossa vida a dois. Vocês todos merecem um casamento mágico e inesquecível, que seja um verdadeiro reflexo de quem são e do vosso amor!

Deixa-nos o teu comentário!