Quantos convites de casamento devemos encomendar?
A pergunta é simples, mas por vezes a resposta não é assim tão imediata como queríamos que fosse.
Embora haja várias formas de fazer as contas, muitas delas manualmente ou com uma folha de excel a contar os convidados e as “casas” correspondentes a cada uma delas, há uma técnica muito simples e que, por norma, não foge muito da realidade.
O cálculo mágico é bastante simples:
Comecem por fazer a vossa lista de convidados.
Caso ainda não tenham começado e precisem de ajuda, aconselhamos que comecem por aqui.
Ao vosso número total de convidados vão dividir por 2. A este resultado adicionam 20%.
E porque é que funciona?
Muitos dos vossos convidados provavelmente são casais ou famílias, o que significa que não precisarão de um convite individual para cada pessoa.
Os 20% adicionais correspondem aos convites para os convidados sem acompanhantes e para compensar eventuais esquecimentos ou erros. Esta percentagem também permite cobrir casos de convites danificados ou perdidos.
Dicas Extra:
Convites extra: Os 20% cobrem algumas situações que possam não estar previstas, no entanto é sempre boa ideia fazer a conta por cima. Desta forma vocês conseguem ter a certeza que tem alguns convites extra para os convidados de última hora ou até mesmo para guardarem como recordação do vosso grande dia.
Considerem o vosso orçamento: ao escolher o design e o papel dos convites, tenham sempre em consideração o vosso orçamento. Opções mais sofisticadas ou convites especialmente personalizados podem aumentar significativamente o custo.
Tempo de envio: não se esqueçam de considerar o tempo necessário para imprimir e enviar os convites. Falem com o vosso fornecedor sobre os prazos de produção e envio dos convites. Encomendem-nos com bastante antecedência para evitar stress e taxas de urgência desnecessárias.
Não subestimem o tempo necessário para esta etapa, especialmente se considerarem convites personalizados ou artesanais.
Taxa de urgência: Não deixem este aspeto para o último momento possível. Dependendo da vossa necessidade e urgência, os fornecedores podem cobrar-vos uma taxa extra, chamada de taxa de urgência, devido à pouca margem de manobra que têm. Planear com antecedência significa economizar dinheiro.