Casamento sem Crianças

Como noivos, vocês terão de tomar decisões complicadas que nem sempre vão ser apoiadas por todos os vossos convidados.

Decidirem ter um casamento sem crianças é uma das decisões mais odiadas pelos convidados.

Por esta altura já sabem que esta decisão gera bastante controvérsia, no entanto, independentemente das razões que vos levaram a tomá-la, não ter crianças no vosso casamento não o torna menos válido que os restantes. Nunca se esqueçam que este é o vosso dia e são vocês que ditam as regras!

Após tomarem esta decisão, é importante deixarem bem claro nos vossos convites de casamento que será uma festa apenas para adultos. Às vezes encontrar as palavras certas para partilhar esta mensagem é uma tarefa difícil.

O nosso conselho é: optem pelo óbvio! Mencionem mesmo no vosso convite de casamento “Somente para maiores de 18 anos” ou “Apenas adultos”. Brinquem com a situação se quiserem. Façam o que fizerem em momento algum comuniquem a vossa decisão como se as crianças não fossem bem-vindas no vosso dia. Isso seria o início de uma zanga duradoura.

Embora nós sejamos sempre a favor de conversas presenciais, vocês podem adicionar (também) um pequeno comunicado ao vosso convite de casamento:

Tomamos a decisão de ter um casamento apenas para adultos. Estamos ansiosos por vos ter ao nosso lado!

Decidimos organizar um casamento sem crianças, no entanto entendemos que esta nossa decisão não agradará todos os nossos convidados. Adorávamos ter-vos connosco, mas respeitamos qualquer que seja a vossa decisão como esperamos que vocês respeitem a nossa. Esperamos ver-vos!

E quando apenas algumas crianças são convidadas?

Mesmo que vocês optem por um casamento sem crianças, pode haver algumas exceções: os vossos familiares direitos.

Caso seja esse o vosso caso, há várias formas que vocês comunicarem aos vossos convidados:

Embora o nosso casamento seja somente para adultos, haverão algumas crianças presentes. A nossa cerimónia não estaria completa sem a nossa menina das alianças, que será nossa convidada como forma de agradecimento.

O nosso casamento será apenas para adultos com exceção dos recém-nascidos e bebés.

No nosso casamento teremos como convidados especiais todas as crianças das nossas famílias diretas.

Devido a limitações no nosso orçamento, apenas podemos estender os convites aos filhos dos nossos familiares diretos. Esperamos que todos vocês possam entender e apoiar esta nossa decisão.

O mais importante é serem consistentes e firmes na vossa decisão. Se optarem por não terem crianças no vosso casamento não deixem as opiniões de terceiros interferirem nessa escolha.

Vocês têm todo o direito de ter um casamento sem crianças, assim como os pais têm todo o direito de não comparecer se for inconveniente para eles ou se simplesmente não quiserem ficar longe dos seus filhos. Aceitem também que alguns pais terão de ir embora mais cedo do vosso casamento para irem ter com os seus filhos.

Caso tenham disponibilidade financeira e seja do vosso interesse podem oferecer a creche/baby-sitter para as crianças que não irão comparecer ao vosso casamento, ou arranjar algum tipo de desconto para quem queira usufruir dele.

Lembrem-se que alguns dos pais têm uma política de não comparecer a nenhum evento em que o convite não seja estendido para os seus filhos – e está tudo bem!

Embora muitos pais aproveitem a oportunidade de ter umas horas livres de crianças, a decisão precisa partir deles. Assumir que os pais prefeririam uma folga de seus filhos pode ser considerado desrespeitoso.

E aqui entre nós, ao contrário de qualquer crença popular, muitos dos pais não se divertem mais sem os filhos (principalmente as mães galinha).

Qualquer que seja a vossa decisão sejam claros desde o início, abordem esta questão o mais cedo possível para que os pais consigam organizar-se e encontrar as melhores soluções para os seus filhos.

Deixa-nos o teu comentário!