Casamento Sustentável: por onde começar?

Uma das maiores preocupações neste momento é a sustentabilidade.

Se pensarmos num casamento, há muitos pormenores que podemos (e devemos) ter em consideração para contribuirmos para a nossa pegada ecológica.

Os Ecoweddigns, são cada vez mais uma escolha para muitos casais. Afinal o que nós fazemos faz diferença e o que nós temos que decidir é que tipo de diferença queremos fazer (Jane Goodall).

A questão é: por onde começar?

Se vocês são um casal que se preocupam com o meio ambiente e querem que o vosso casamento seja um reflexo desses valores, estão no sítio certo! Saibam que o vosso casamento para ser sustentável não precisa de ser 100% ecológico, no entanto todos nós podemos tomar pequenas decisões que terão um grande impacto.

A resposta à vossa pergunta é simples, comecem por aqui e façam pequenos ajustes ao vosso grande dia.

Nós temos a perfeita noção que não será possível colocar todas as nossas sugestões em prática (e está tudo bem), portanto escolham algumas das ideias que acharam mais interessantes para o vosso casamento sustentável!

Antes de começarmos…

Saibas que, embora os casamentos sejam eventos cheios de amor e alegria, também são conhecidos por produzirem uma quantidade significativa de resíduos?

Dependendo do tamanho e da natureza do evento, baseado em tendências observadas em estudos internacionais sobre o impacto ambiental de eventos de grande escala, incluindo casamentos, podem produzir entre 400 a 600kg de resíduos.

Infelizmente não conseguimos obter dados mais concretos sobre os eventos em Portugal, no entanto sabemos que, em 2019, cada português gerava uma média de 1,4kg de lixo por dia. Considerando que um casamento dura em média 12 horas e que a produção de lixo por pessoa é maior do que o habitual devido ao evento em si, podemos considerar a média de lixo produzido por pessoa vezes o número de convidados, para chegar a uma média de lixo produzido num casamento.
(este cálculo não é defendido por nenhum estudo oficial, é apenas um alerta para a quantidade de lixo que um casamento pode produzir)

Como podem contribuir para um casamento sustentável?

Local

A escolha do local para o vosso casamento pode contribuir em vários aspetos para o vosso casamento sustentável:

  1. Localização: escolham um local próximo de onde a maioria dos convidados reside para reduzirem consideravelmente a pegada de carbono do vosso casamento. Encorajem que os vossos convidados se juntem para trazerem o mínimo de carros possível, ou até mesmo aluguem um autocarro para transportarem alguns dos vossos convidados.
  2. Espaços verdes: se o espaço que vocês escolherem tiver jardins é o ideal para reduzir o consumo de energia elétrica durante o evento, assumindo que parte do dia será passado neste espaço exterior.
  3. Sustentabilidade: escolham um espaço que valorize as práticas sustentáveis. Isto pode incluir o uso de energia renovável, a gestão de resíduos eficiente, reciclagem ou até mesmo o fornecimento de alimentos orgânicos e locais.
  4. Beleza natural: locais com beleza natural ou com arquitetura imponente e trabalhada não só proporcionam uma cenário incrivel e deslumbrante para o vosso casamento, como também minimizam a necessidade de decoração adicional.

Papelaria sustentável

Uma forma de salvarem algumas árvores é considerarem todo (ou quase todo) o vosso estacionário digital.

Os convites digitais para além de ser mais amigos do ambiente, permitem uma maior flexibilidade e uma resposta mais rápida dos convidados.

Os menus no dia do vosso casamento é uma das coisas mais ignoradas pelos vossos convidados. Caso façam questão que os vossos convidados saibam o que vão comer, podem informar por mensagem ou então considerem ter apenas 1 ou 2 menus por mesa.

Em todo o vosso estacionário, caso queiram manter a opção de papel, considerem opções mais ecológicas de papel reciclado, ou papel que dá para ser plantado à posteriori, e de fornecedores que usem materiais sustentáveis.

Considerem também deixar uma nota a todos os vossos convidados a apelar à reciclagem.

PAPELARIA SUSTENTÁVEL

Decoração sustentável

Quando pensarem em decoração, menos é mais.

  1. Arranjos Florais: utilizem elementos naturais e da época, como flores da época e de fornecedores locais, folhagem e até frutas se quiserem para criar um cenário encantador e com aquele toque de sustentabilidade. Considerem também o uso de plantas que possam ser replantadas após o evento.
  2. Aluguer de material: Caso sejam vocês a abraçar o projeto de decoração, considerem em alugar itens decorativos ou utilizar objetos que possam se reutilizados em vossa casa após o casamento.
  3. Digam não ao descartável: sempre que possam evitem o uso de itens descartáveis e procurem por soluções reutilizáveis ou biodegradáveis. Desde talheres a decorações de mesa, existem opções sustentáveis que podem reduzir drasticamente a quantidade de resíduos produzidos pelo vosso casamento.

Encorajem os vossos convidados a levarem os arranjos florais para casa, ou trabalhem com um fornecedor que reutilize os arranjos ou doe para instituições para que os vossos arranjos possam alegrar o dia de outra pessoa. Caso o fornecedor em questão não o faça, é algo que vocês facilmente conseguem organizar essa doação.

DECORAÇÃO SUSTENTÁVEL

Saída dos noivos

Na saída dos noivos, vocês também podem apelar a todos os vossos convidados que tenham também esta preocupação ambiental. Nós sabemos que existem várias ideias criativas e engraçadas que não são propriamente amigas do ambiente, mas há sempre forma de adaptar!

Podemos subsituir o tradicional arroz por pétalas de flores ou sementes de flores silvestres, e os confetis de papel por confetis de folhagem verde. Já imaginaram este cenário na vossa saída, com uma conexão única com a mãe natureza?

CONFETI SUSTENTÁVEL

Moda consciente

A escolha do vestido de noiva e do traje do noivo pode também refletir os vossos valores ecológicos.

Curiosamente, tanto o vestido como o traje do noivo, são, na maioria das vezes, usados apenas por um único dia e depois acaba selado numa caixa bem escondida e resguardada no armário, o que acaba por levantar algumas questões sobre o impacto ambiental do mesmo.

  1. Aluguer de Vestidos e Trajes: explorar a possibilidade de alugar o vestido de noiva e/ou o traje do noivo é uma excelente forma de reduzir o impacto ambiental. Para além de ser uma opção mais económica, contribui ainda para a causa de não-produção de vestidos de casamento em massa. Muitas lojas de aluguer oferecem coleções extensas e variadas, permitindo que vocês encontrem o estilo perfeito.
  2. Vestidos e trajes em segunda mão: comprarem o vosso vestido e/ou traje em segunda mão é também uma das opções sustentáveis. Com a crescente consciencialização do nosso problema ambiental, existem cada vez mais plataformas e lojas especializadas que vendem vestidos e trajes de noiva que foram usados apenas uma vez.
  3. Estilistas Eco-Conscientes: para aqueles que preferem uma peça nova, considerar estilistas que utilizem tecidos orgânicos, reciclados ou de fontes responsáveis é a escolha ideal para contribuirem para a diminuição da vossa pegada.
  4. Reutilizar: outra opção, é reutilizar o vestido da vossa mãe ou avó (ou outro familiar) e o traje do pai ou do avô e fazer os devidos ajustes. Para além de ser algo lindo, consegue ser uma opção sustentável.

Lembranças de casamento

As lembranças são uma forma encantadora de agradecer aos noivos pela presença e pelo carinho. No entanto, nós sabemos que escolher lembranlas que sejam significativas e sustentáveis ao mesmo tempo pode ser um desafio interessante.

As melhores lembranças e, ao mesmo tempo, sustentáveis são aquelas que os vosso convidados não coloquem na vitrine de exposição de casa, ou nas gavetas que só são visitadas nas alturas de limpeza geral.

Plantas e sementes, produtos artesanais locais, lembranças comestíveis, artigos para a casa são algumas das opções que podem oferecer aos vossos convidados.

A doação em nome dos convidados é também uma boa forma de contribuíram não apenas para o ambiente mas também para uma causa social da vossa comunidade.

LEMBRANÇA SUSTENTÁVEL
LEMBRANÇA SUSTENTÁVEL

Deixa-nos o teu comentário!