A escolha da data do casamento é muito mais do que marcar um dia no calendário.
É o primeiro passo na jornada para um dos momentos mais especiais da vossa vida juntos.
Esta decisão pode influenciar tudo, desde a disponibilidade de fornecedores até à presença dos convidados.
Deixamos alguns aspetos que devem considerar no processo de escolha da data em que irão celebrar o vosso amor.
1: Temporada e clima
Já se imaginaram a dizer os votos debaixo de uma tempestade de verão ou com o nariz a pingar de frio? Escolher a estação do ano é um dos primeiros aspetos a ter em conta para o vosso grande dia.
Pensem nas vossas estações do ano preferidas e no clima que elas trazem. Cada estação consegue proporcionar-vos um cenário único para o vosso dia: casamentos na primavera estão cheios de flores e temperaturas amenas, perfeitas para casamentos ao ar livre; os de verão, prometem noites longas e quentes e céus estrelados, ideal para festas que entram pela noite dentro; os de outono, encantam com as suas cores quentes e um clima mais fresco; e os de inverno, convidam ao romance à luz das lareiras.
Pensem nas cores e no tema que gostariam de ter no vosso casamento assim como no clima da região em que pretendem casar de forma a evitarem datas com grande probabilidade de chuva ou grandes tempestades. Para ajudar podem sempre ver o tempo nos anos anteriores para terem uma linha orientadora na vossa escolha.
Não se esqueçam que a temporada e o clima da data que escolherem vai ditar também o vestido e o local onde irão comemorar o vosso grande dia.
2: Significado pessoal
Ao escolherem a data do vosso casamento lembrem-se que essa mesma data vai ser uma das mais importantes na vossa história a dois. Vai ser o dia em que as vossas duas famílias se unem e que o vosso compromisso é reconhecido.
Optar por uma data que já tem um significado especial para vocês como o dia em que se conheceram, o vosso primeiro beijo ou o dia do pedido de namoro ou até mesmo do pedido de casamento, não só trazem um significado especial para o vosso grande dia como vos permite comemorarem duas etapas importantes no mesmo dia (e poupar nas prendas).
Caso optem que a data do vosso casamento seja numa data já com significado na vossa história, permite-vos, no vosso grande dia, não só partilharem o amor que vos une mas também partilharem um bocadinho da vossa história com os vossos convidados.
3: Feriados e datas comemorativas
Considerar feriados e datas comemorativas pode ser uma vantagem, se usada de forma correta. Considerando o feriado a uma sexta-feira, casar num dia de feriado ou na véspera de feriado pode transformar o vosso grande dia numa verdadeira festa prolongada permitindo que maior parte dos vossos convidados celebrem sem preocupações com o trabalho no dia seguinte.
No entanto, antes de marcarem o vosso dia num feriado, é preciso considerar que os custos podem ser mais elevados e a disponibilidade dos espaços mais restrita.
Se vocês estiverem a planear o vosso casamento com pouco tempo de antecedência, é bom considerar que alguns dos vossos convidados podem já ter planos familiares ou viagens já programadas para esse fim de semana prolongado.
Se optarem por casar a um feriado enviem os convites com bastante antecedência, principalmente aos vossos convidados que estejam noutro país. Todos nós sabemos que nas alturas de feriados, o preço das viagens é fortemente influenciado, portanto quanto mais cedo melhor.
Escolher um feriado como o Carnaval ou o São João, dá certamente um toque único e temático ao vosso dia, no entanto caso escolham o Ano Novo pode ser um bocadinho mais complicado de ter todos os vossos convidados presentes.
4: Orçamento
Quando se trata de escolher a vossa data de casamento, o orçamento desempenha um papel fundamental que muita das vezes é subestimado. A data escolhida irá afetar o orçamento geral.
Casar fora da temporada de casamentos ou durante a semana pode significar preços mais amigáveis, o que significa mais orçamento para outros detalhes como um destino que exija mais capacidade financeira para lua de mel, um segundo vestido para a noiva ou uma banda ao vivo para o jantar.
Quando estiverem a ponderar sobre a data do vosso casamento pensem sempre em como podem aliar os vossos sonhos à vossa realidade financeira.
5: Disponibilidade dos convidados VIP
Outro aspeto importante a considerar são as pessoas que não podem, de jeito nenhum, faltar ao vosso casamento e partilhar este momento tão especial convosco (vamos intitulá-los de convidados VIP).
Confirmem a disponibilidade das pessoas mais importantes nas vossas vidas e evitem muitas dores de cabeça para mais tarde. Se for necessário, ponderem a possibilidade de ajustarem uma semana para que consigam ter todos os vossos convidados VIP presentes.
6: Fornecedores e Espaços para Eventos
Se vocês sempre sonharam em ter aquela banda no vosso corte do bolo e aquele DJ na vossa festa ou querem mesmo casar naquela quinta onde os vossos pais casaram! Se este é o vosso cenário, façam da pesquisa e do contacto com estes fornecedores uma prioridade.
Alguns fornecedores e espaços são tão procurados que as agendas deles ficam sem disponibilidade com anos de antecedência, portanto estejam prontos para jogar com as datas, se for necessário.
Para trabalharem com os melhores dos melhores, a disponibilidade deles será um dos aspetos que irá ditar a vossa data de casamento.
7: Tempo para planear
Às vezes a emoção para casar é tanta que queremos que o casamento seja daqui a 3 meses, mas como sempre nos ensinaram ”a pressa é inimiga da perfeição”. E não há ditado que melhor se encaixe nesta situação.
Um dos aspetos mais importantes é terem tempo para planear e organizar tudo ao detalhe. Darem a vocês mesmos o tempo suficiente para planear tudo como vocês sempre sonharam vai aliviar-vos do stress do planeamento e permitir que realmente desfrutem do processo.
Lembrem-se de que alguns aspetos do casamento podem exigir mais tempo do que imaginavam. O vestido da noiva pode precisar de mais provas e ajuste do que o expectável. O mesmo pode acontecer no fato do noivo. Os fornecedores e os espaços podem ter a agenda completa, mesmo numa época baixa.
Se vocês tiverem tempo, podem analisar os vários fornecedores e os vários espaços com calma, podem comparar preços, podem negociar e podem aproveitar promoções que os fornecedores ou os espaços estejam a fazer.
Escolher uma data que vos dê tempo suficiente para planear cuidadosamente cada detalhe é a linha tênue que distingue uma noiva calma de uma bridezilla. O nosso conselho é escolherem uma data que vos permita planear o vosso grande dia no mínimo com um ano de antecedência.
8: Lua de Mel
Ao escolherem a data do vosso casamento, um dos aspetos que é muitas vezes negligenciado, mas que merece toda a vossa atenção, é a lua de mel. A vossa lua de mel é aquele momento em que podem relaxar e desfrutar da companhia um do outro, como marido e mulher.
Imaginem que sonham em ir a Bali e usufruir daquelas praias paradisíacas, no entanto vocês ao marcarem a vossa data nem se lembraram da vossa lua de mel de sonho e, claro, na altura do vosso casamento nem há voos para lá por causa da monções.
Quando estiverem a ver a melhor data e caso tenham em mente um destino específico para a vossa lua de mel, pesquisem e informem-se sobre qual a melhor época para visitá-lo. Todos os destinos têm temporadas altas e baixas que afetam não só o custo, mas também a vossa experiência.
Levem o tempo que acharem necessário para considerarem todas as variáveis e tomem a decisão juntos, com amor e atenção a cada detalhe. Lembrem-se de que não há regras rígidas na escolha da data do vosso casamento e que o mais importante é que a data escolhida reflita o vosso amor e a vossa história juntos, afinal vai ser um dia que vocês irão comemorar para o resto das vossas vidas.
Quer seja um casamento íntimo numa terça-feira de inverno ou uma grande festa num feriado de verão, o que realmente conta são os momentos que vão partilhar e as memórias que vão criar.
No final, seja qual for a data escolhida, ela será perfeita porque é a vossa.