O momento de vocês visitarem potenciais espaços para o vosso casamento é quando vos dá o primeiro clique de “vamos mesmo casar!”.
Suores, calores, calafrios, ansiedade, emoções à flor da pele.
Tudo normal, não se preocupem.
Esta tarefa não precisa de ser stressante e pode ser descomplicada a 6 simples passos:
1. Definir um orçamento
Como já vos disse, o vosso orçamento é uma das coisas mais importantes que devem definir desde o início. Nunca subestimem um bom orçamento!
Ao estipularem um limite máximo para o vosso grande dia vai ser muito mais fácil perceberem quais são os espaços que cumprem com os vossos requisitos financeiros, e fazer uma filtragem quase automática.
O ideal, ao definirem o vosso orçamento, é que distribuam por todos os elementos necessários para o vosso dia.
2. Definir o local
Perto da casa da noiva? Perto da casa do noivo? Perto da vossa casa (caso já estejam a morar juntos)? Ou noutro distrito (ou país)?
Definir o local permite fazer uma seleção antecipada dos espaços.
3. Entrar em contacto com os espaços
Depois de definido o vosso orçamento e o local, o próximo passo é começarem a entrar em contacto com todos os espaços que estejam dentro das vossas expetativas financeiras (normalmente, quando fazem uma pesquisa sobre os espaços conseguem ter uma média de preço por pessoa).
Ainda assim, nesta primeira abordagem com os espaços peçam sempre que as ementas sejam enviadas antes de marcarem uma visita. Isto permite que vocês não percam tempo com espaços que podem não estar dentro do vosso orçamento.
O contacto com os espaços pode ser feito diretamente com estes, através de Wedding Planners ou de plataformas como a Casamentos.pt ou a Zank You.
Aconselhamos também que adiram aos grupos de facebook para vos ajudar com sugestões e opiniões de espaços e fornecedores para o vosso casamento.
4. Analisar as propostas enviadas
Ok, entraram em contacto com vários espaços para o vosso casamento e agora tem 30 propostas para analisarem.
Dessas 30 propostas, o nosso conselho é que reduzam para um máximo de 5. Mais do que 5 visitas já começa a ser demais, e vai chegar a um ponto que vocês já nem se recordam do primeiro espaço que visitaram.
E agora o desafio: como reduzir e escolher apenas 5 espaços?
Para alguns noivos esta tarefa é mais fácil do que para outros. Mas não é numa missão impossível!
- O espaço cumpre o vosso orçamento por pessoa?
- O espaço fica dentro da área de localidade que vocês definiram?
- Os aperitivos são do vosso agrado?
- As opções de pratos principais são do vosso agrado?
- O espaço tem tudo aquilo que vocês gostavam? Por exemplo, espaço exterior, camarim para os noivos, etc.
Se mesmo com estas perguntas não conseguirem reduzir para no máximo 5, comecem a excluir conforme o feedback de outros noivos.
5. Marcar as visitas aos espaços
É auto-explicativo o título certo?
Marquem as visitas, mas tentem sempre visitar o espaço quando ele estiver montado para um casamento. Isto vai ajudar-vos a decidir e a ver como o espaço fica decorado!
Se não conseguirem e se o espaço vos interessar, averiguem a possibilidade de visitarem novamente quando estiver decorado.
Quando fizerem as visitas tentem sempre levar as propostas que receberam para fazerem todos os apontamentos necessários.
Para os noivos mais organizados podem sempre criar uma folha de excel (ou word) para compararem todas os espaços de forma mais fácil.
6. Decidir!
Tomem a vossa decisão e entrem em contacto com o espaço!
Assegurem-se que o espaço tem um contrato para tudo ficar oficialmente marcado. E assegurem-se que o contrato cobre qualquer imprevisto e/ou acidente que possa acontecer.
Sigam estes passos para simplificarem esta etapa do planeamento do vosso casamento!